top of page

PEC/ABP: "Alterações no ritmo circadiano em transtornos de humor"


Nesta semana, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP divulga mais uma aula inédita do seu Programa de Educação Continuada - PEC/ABP. Com o tema "Alterações no ritmo circadiano em transtornos de humor", a aula é ministrada em conjunto pelos doutores Benício Frey e Madeleine Medeiros.


O assunto da primeira aula é "Alterações no ritmo circadiano em transtorno bipolar: diagnóstico e tratamento", sob a apresentação do Dr. Benício Frey. Clínico e pesquisador na área de Neurobiologia do Transtorno de Humor, o Dr. Frey é também professor associado da McMaster University, no Canadá.


"Gostaria de agradecer à ABP por esse convite para participar do PEC", inicia o Dr. Frey. Ao início de sua aula, ele explica a origem do termo circadiano, que vem do latim circa diem, significando aproximadamente 24 horas, um dia. "Os ritmos circadianos são muito importantes para a fisiologia humana porque eles regulam, por exemplo, o ciclo sono-vigília, o apetite, a secreção endócrina, a temperatura, sistema inflamatório. A lista é muito mais longa que isso, esses são só exemplos de algumas das áreas às quais os ritmos circadianos estão associados", explica o professor.


Para falar sobre as "Alterações no ritmo circadiano em transtorno depressivo maior: diagnóstico e manejo", foi convidada a Dra. Madeleine Scop Medeiros, mestre em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS. A professora é também preceptora da residência em Psiquiatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - HMIPV.


A Dra. Madeleine Medeiros indica que, na depressão, as alterações são ainda mais importantes. "Pacientes deprimidos, então, são muito mais sensíveis à disrupção de ritmo, por um lado, e por outro lado, essa disrupção ocasiona muito mais episódios depressivos", destaca.


Saiba mais sobre as implicações das alterações no ritmo circadiano em transtornos de humor, assista à aula 21 do PEC/ABP: "Alterações no ritmo circadiano em transtornos de humor". O material está disponível 24h para acesso online por meio de celular, tablet ou computador.


Clique aqui e assista à aula!

bottom of page