Prêmio ABP de Jornalismo
O Prêmio ABP de Jornalismo, organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, é uma iniciativa de psicoeducação da Instituição com a finalidade de reconhecer e premiar trabalhos jornalísticos que tiveram como objetivo desmistificar vários aspectos que envolvem os transtornos mentais e o estigma que pesa sobre a psiquiatria e todos os assuntos relacionados à especialidade e seus pacientes.
Durante sua realização, o Prêmio já avaliou mais de mil matérias relacionadas a temas da Psiquiatria como o uso de substâncias psicoativas, prevenção do suicídio, impactos da crise econômica na saúde mental, entre outros. Jornalistas de diversos estados do Brasil já participaram das edições enviando seus trabalhos para avaliação.
Podem concorrer à premiação as produções jornalísticas nacionais que estejam veiculadas em plataformas com sede no Brasil e dentro das seguintes categorias: impresso, online, rádio, televisão, canal e influencer.
Confira os ganhadores do 9º Prêmio ABP de Jornalismo (2023):
Impresso: Zero Hora
Matéria: Depressão não tem idade
Jornalista: Larissa Roso
Televisão: Inter TV - Minas
Matéria: Mais de 40% das crianças brasileiras são vítimas de bullying
Jornalista: Henrique Corrêa Almeida
Rádio: Rádio Universitária FM
Matéria: A polêmica sobre a Cannabis Medicinal
Jornalista: Márcio Manzi Alvarenga
Online: Portal G1
Jornalista: Marina Pagno
Influencer: Quadrinhos da Luna
Matéria: Pessoas singulares e processos individuais
PodCast: BandNews FM
Matéria: Três em cada dez profissionais brasileiros sofrem com Burnout
Jornalista: Ana Paula Lima Santos
Hors Concours: BBC

9º Prêmio ABP de Jornalismo – Atenção ao prazo das inscrições!
Em 2023, a ABP realizará a nona edição do Prêmio ABP de Jornalismo e os trabalhos vencedores de cada categoria serão premiados com R$7 mil. As inscrições estão disponíveis do dia 13 de março a 14 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Solenidade de Abertura do XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP no dia 18 de outubro de 2023, em Salvador.