Prêmio ABP de Jornalismo

O Prêmio ABP de Jornalismo, organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, é uma iniciativa de psicoeducação da Instituição com a finalidade de reconhecer e premiar trabalhos jornalísticos que tiveram como objetivo desmistificar vários aspectos que envolvem os transtornos mentais e o estigma que pesa sobre a psiquiatria e todos os assuntos relacionados à especialidade e seus pacientes.

 

Durante sua realização, o Prêmio já avaliou mais de mil matérias relacionadas a temas da Psiquiatria como o uso de substâncias psicoativas, prevenção do suicídio, impactos da crise econômica na saúde mental, entre outros. Jornalistas de diversos estados do Brasil já participaram das edições enviando seus trabalhos para avaliação.

 

Podem concorrer à premiação as produções jornalísticas nacionais que estejam veiculadas em plataformas com sede no Brasil e dentro das seguintes categorias: impresso, online, rádio, televisão, canal e influencer.

 

 

 

Confira os ganhadores do 7º Prêmio ABP de Jornalismo (2021):

Impresso: O Estado de São Paulo

Matéria: Covid e isolamento criam alerta sobre depressão infantil

Jornalista: Júlia Marques

 

Televisão: Fantástico - TV Globo

Matéria: Brasil tem maior índice de transtornos de ansiedade no mundo

Jornalista: Luiz Fernando Pereira Castiglioni

 

Rádio: Rádio Cultura FM Guarapuava

Matéria: Desassistência na saúde mental

Jornalista: Cléber Moletta

 

Online: Portal LeiaJá

Matéria: Na pandemia, a saúde mental pede socorro

Jornalista: Nathan Santos

logo_vertical.png

8º Prêmio ABP de Jornalismo – Atenção ao prazo das inscrições!

 

Em 2022, a ABP realizará a oitava edição do Prêmio ABP de Jornalismo e os trabalhos vencedores de cada categoria serão premiados com R$7 mil. As inscrições estão disponíveis do dia 17 de junho a 16 de agosto. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Solenidade de Abertura do XXXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP no dia 05 de outubro de 2022, em Fortaleza. 

Edital do novo Prêmio de Jornalismo