top of page

Federadas e núcleos

As federadas e os núcleos da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP são as representantes de instituição em seus estados e regiões do Brasil. Atualmente, a ABP conta com o apoio de 40 grupos de federados e três núcleos, que são ligadas à Associação de forma estatutária.

Organização e força

As representatividades regionais congregam um papel fundamental no sistema federativo da ABP.

Compõem o quadro de federadas e núcleos:

  • Departamentos

  • Associações

  • Centros de Estudos

  • Fundações

  • Entidades

Todos eles estão ligados à psiquiatria nas mais diversas localidades do país. Além do seu papel representativo, cada federada ou núcleo é também a base de informações e unicidade da ABP, conectando com harmonia os mais de 6 mil associados da instituição.

Os núcleos estimulam as atividades e produções científicas nos estados que ainda não possuem grupos federados à ABP. Seu objetivo é integrar todos os associados nas ações promovidas pela Associação, além de promover o intercâmbio entre os associados mais distantes.

Associados da ABP devem estar também vinculados às entidades representativas regionais, sendo núcleo ou federada. Assim sendo, é essencial que cada um dos psiquiatras possa estar ativo também no âmbito estadual, visto que as demandas regionais são atendidas preferencialmente pelas federadas e núcleos.

Consulta a federadas e núcleos regulares

Na ferramenta abaixo, encontre as federadas e núcleos segmentados por estado. Você encontra nome e informações de contato. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria da ABP pelo e-mail secretaria@abp.org.br.

bottom of page