• ABP

PEC/ABP: Desafios e diagnósticos na Disforia de Gêneros (DSM-V) e Incongruência de Gêneros (CID-11)


Já está disponível no site do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP a aula de número 05 de 2019. Para falar sobre "Desafios diagnósticos na disforia de gêneros (DSM-V) e incongruência de gênero (CID-11)", o PEC transmite a aula da Dra. Maria Inês Lobato.


Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, a Dra. Maria Inês também atua como coordenadora do Programa Transdisciplinar de Identidade de Gênero. É médica psiquiatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Professora do Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS.


"Estou muito satisfeita de [....] poder colaborar com a ABP, queria agradecer o convite, e de poder falar sobre um assunto bastante desafiador", destaca a professora ao início de sua aula. "Tem sido um tema muito rumoroso na mídia, especialmente nesse momento".


Sobre a dinâmica da aula, a Dra. Maria Inês explica que a ideia é falar dos conceitos, trazer um pouco do histórico e discutir o diagnóstico dos transtornos de disforia de gênero. "Vou tentar fazer um update, primeiro de definir alguns conceitos que eu acho que são bastante importantes e há uma certa confusão conceitual. A partir disso, falar das questões diagnósticas, que estão especialmente entre os dois instrumentos mais utilizados, o CID e o DSM".


Acesse o site do PEC/ABP e assista gratuitamente à aula "Desafios diagnósticos na disforia de gêneros (DSM-V) e incongruência de gênero (CID-11)", ministrada pela Dra. Maria Inês Lobato. Cada aula do Programa concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista AMB/ABP e pode ser acompanhada de qualquer dispositivo - celular, tablet ou computador - 24 horas por dia!


Clique aqui e assista!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h