top of page

Alzheimer: diagnóstico e tratamento é o tema do ABP TV



Uma das áreas de atuação da psiquiatria é a psicogeriatria, responsável pelo atendimento aos pacientes idosos padecentes de transtornos mentais. A doença de Alzheimer é, atualmente, uma das grandes demandas da prática clínica da especialidade, acometendo cerca de 2 milhões de brasileiros, principalmente acima dos 60 anos.


Para o diagnóstico e tratamento da demência de Alzheimer, surgem muitos desafios ao longo do acompanhamento do quadro de cada paciente. Tais obstáculos podem ser dinâmicos e psicofarmacológicos.


Por isso, o ABP TV da próxima segunda-feira (04) discute o tema “Alzheimer: desafios dinâmicos e psicofarmacológicos”. O programa conta com a presença dos doutores Valeska Marinho e Gilberto Alves, coordenadora e vice-coordenador do Departamento de Psicogeriatria da ABP, respectivamente.


Juntos, os psiquiatras convidados esclarecerão as dúvidas dos internautas, que podem participar do programa ao vivo, às 21h, com transmissão pela internet. Acompanhe pelo Facebook da ABP, pelo Canal do ABP TV no Youtube, ou ainda no Portal da Psiquiatria, enviando sua pergunta pelos comentários das transmissões ou pelo Linha Direta do site.


Conheça abaixo os convidados para o ABP TV desta semana:

  • Dra. Valeska Marinho: médica psiquiatra, mestre em Ciências da Saúde – Psiquiatria pela URFJ e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Médica da UFRJ, professora colaboradora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, coordenadora do Departamento de Psicogeriatria da ABP.

  • Dr. Gilberto Alves: médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, psiquiatra associado ao Centro de Doença de Alzheimer do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, pesquisador visitante do Laboratório de Neurociências da Frankfurt Wolfgang Goethe Universität (Uni-Frankfurt), professor Adjunto do Departamento de Medicina Clinica da Universidade Federal do Ceará, vice-coordenador do Departamento de Psicogeriatria da ABP.

bottom of page