top of page
  • ABP

ABP TV - Stalker: o perigo da perseguição



Stalker é o termo utilizado para denominar pessoas que possuem um comportamento de perseguição.


Esta é uma prática antiga que ficou conhecida na década de 80 e referia-se a perseguidores de artistas. Com o surgimento das redes sociais, esse ato tornou-se mais popular e atualmente qualquer pessoa pode ser vítima de um stalker. A curiosidade nas redes sociais é uma prática normal, mas quando o seguir passa dos limites pode se tornar um grande problema.


O stalking é considerado uma prática abusiva e é considerado crime no Brasil de acordo com a Lei 14.132/2021 - crime de perseguição: a perturbação à liberdade ou privacidade da vítima.


Para falar sobre o assunto, o ABP desta terça-feira, dia 28 de maio recebe os psiquiatras Lisieux de Borba Telles e Thiago Roza.


Dra. Lisieux Telles - médica psiquiatra, mestre em Psiquiatria Forense e doutora em Medicina pela Universidad Nacional de La Plata. Professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Vice-Coordenadora do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP. Member-at-Large of Section of Forensic Psychiatry, World Psychiatric Association.


Dr. Thiago Roza - Psiquiatra e Psiquiatra Forense. Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS e pelo programa Tripartite em Psiquiatria Translacional do Desenvolvimento (USP, UNIFESP, UFRGS). Professor Adjunto do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR. Jovem Liderança Médica da Academia Nacional de Medicina.


O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


コメント


bottom of page