• ABP

ABPTV debate "O uso pediátrico do Canabidiol"

Atualizado: 2 de Jul de 2019


Desde o século XIX, os efeitos medicinais dos derivados da cannabis têm sido testados para o tratamento de alguns sintomas. Agitação, constipação intestinal, dores crônicas, convulsões e outras possíveis alterações do Sistema Nervoso Central já foram estudados na psiquiatria.


O Conselho Federal de Medicina - CFM regulamentou em 2014 o uso do canabidiol no Brasil para tratamento de crianças e adolescentes com epilepsias refratárias aos tratamentos convencionais. Na mesma resolução, é vedada a prescrição de cannabis in natura para uso medicinal, bem como de quaisquer outros derivados.


Quais os principais riscos na administração de canabinóides em pacientes pediátricos? Há segurança científica para prescrição em outras patologias? Estas e outras perguntas serão respondidas no programa ABPTV, que apresenta o tema "O uso pediátrico do canabidiol". Participarão os doutores Francisco Assumpção e Márcia Gonçalves, conheça-os melhor abaixo.


- Dr. Francisco Assumpção: médico psiquiatra, é Mestre e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Livre Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, coordenador do Departamento de Psiquiátrica da Infância e Adolescência da ABP.


- Dra. Márcia Gonçalves: médica psiquiatra, Título de Especialista em Psiquiatria e em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela AMB/ABP, Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Pós-doutorado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA.


Participe você também no programa ABPTV! Envie sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo no Facebook ou no Canal ABPTV no Youtube. Você também pode participar pelo Linha Direta no site da ABP.


O ABPTV é veiculado todas as terças-feiras, ao vivo, às 20h30. Não perca!


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h