top of page

Primeiro ABPTV do ano discute "Transtorno Dismórfico Corporal"


O transtorno dismórfico corporal caracteriza-se por preocupação ou insatisfação extrema com um ou mais defeitos sutis ou até mesmo inexistentes na aparência no indivíduo. Causando forte angústia, o transtorno pode levar o paciente a examinar o próprio corpo junto ao espelho com frequência ou, ainda, compará-lo com o de outras pessoas.


Tal doença pode trazer, além da angústia, sério prejuízo à capacidade funcional do indivíduo, requerendo acompanhamento com o psiquiatra e outros profissionais da área de saúde para o restabelecimento da qualidade de vida.


O primeiro programa ABPTV do ano traz como tema o "Transtorno Dismórfico Corporal". Participam do debate os doutores Fátima Vasconcellos e José Carlos Appolinário, conheça-os melhor abaixo:


  • Dra. Fátima Vasconcellos: médica psiquiatra, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Especialista em Psicoterapia e Psiquiatria Forense pela ABP/AMB, Chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro - APERJ, Diretora Secretária Adjunta da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina - CREMERJ.

  • Dr. José Carlos Appolinário: médico psiquiatra; Mestre e Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ (DeReTrat).

O programa ABPTV é transmitido ao vivo toda terça-feira, às 20h30, pela página da ABP no Facebook, Canal ABPTV no Youtube e site da Associação. Você pode participar enviando a sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo ou pelo Linha Direta no site da ABP.


Participe!

bottom of page