• ABP

ABPTV - Especial Setembro Amarelo: Prevenção do suicídio em jovens e adolescentes.



No mês de Setembro, a ABP concentra seus esforços na campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Trazida para o Brasil em 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, está é a maior campanha anti estigma da Associação, que visa informar corretamente à população acerca dos fatores de risco e prevenção.


Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a terceira principal causa de morte nesta faixa etária no Brasil. Tendo aumentado consideravelmente no país e no mundo, o comportamento suicida entre jovens e adolescentes tem motivações complexas, podendo incluir humor depressivo, uso de substâncias psicoativas, rejeição familiar, negligência, entre outros.


Para falar sobre o suicídio entre jovens e adolescentes, especialmente sobre os fatores de proteção, o programa ABPTV da próxima segunda-feira, 03, recebe os psiquiatras Dr. Eduardo Pimentel, Dr. Fábio Souza e Dra. Telma Freitas. Conheça abaixo os convidados desta semana:

  • Dr. Eduardo Pimentel: Médico Psiquiatra formado pela UFPel; Médico da SES/SC; Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria da SES/SC; Coordenador da enfermaria de agudos feminina do IPQ/SC da SES/SC; Diretor Regional Sul da ABP; Tesoureiro da ACP.

  • Dr. Fábio Gomes de Matos Souza: médico psiquiatra, mestre em Farmacologia e Doutor em Psiquiatria, professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, professor titular da Universidade Federal do Ceará, Preceptor e Professor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, Membro do Corpo Editorial da Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, Membro do Corpo Editorial do Jornal Brasileiro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Membro do Corpo Editorial da Revista de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.

  • Dra. Telma Freitas: Médica Psiquiatra, Membro Titular da AMB/ABP.Conselheira do CRM/ES.Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CRM/ES.Representante do Setembro Amarelo ABP/CFM no ES.

Envie a sua pergunta pelo Linha Direta disponível no site da ABP ou pelos comentários das nossas transmissões ao vivo pelo Facebook ou Youtube, no canal do ABPTV. O programa ABPTV vai ao ar em todas as segundas-feiras, às 21h.


Participe você também da Campanha Setembro Amarelo. Acesse o site oficial e saiba como contribuir na prevenção ao suicídio.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h