top of page
  • ABP

ABP TV - Especial Setembro Amarelo: como prevenir o suicídio


A campanha Setembro Amarelo® tem como objetivo diminuir os altos índices de suicídio em nosso país. Anualmente, cerca de 14 mil pessoas perdem a vida para o suicídio e isto pode e deve ser evitado.


Cerca de 96,8% dos casos de morte por suicídio são resultantes de doenças mentais não tratadas ou tratadas de forma incorreta.


Quais ações devem acontecer para evitarmos o óbito por suicídio? Como poder público e sociedade podem se aliar para garantir a promoção da saúde mental e a prevenção das doenças?


Para falar sobre o assunto o ABP TV de terça-feira, dia 19 de setembro, recebe os psiquiatras Alexandrina Meleiro, Alexander Moreira-Almeida, Roberta Grudtner e Sandra Peu para falar sobre o assunto.


  • Dra. Alexandrina Meleiro - médica psiquiatra, Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, onde também leciona.

  • Alexander Moreira-Almeida - Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF, fundador e diretor do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF). Coordenador da Seção de Espiritualidade Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL).

  • Roberta Grudtner - Médica Psiquiatra Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, preceptora do Programa de Residência Médica e Chefia eleita da Unidade de Internação Psiquiátrica Mário Martins Masculina do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Membro da Comissão de Residência Médica da ABP, Sócia titular da Associação Centro de Estudos Cyro Martins-CCYM. Concluiu Programa Principles and Practice Clinical Research - Harvard T. A.Chan School of Public Health - Harvard Medical School (2019). Atualmente,Teacher Assistant I - Principles and Practice Clinical Research 2020- Harvard T. A.Chan School of Public Health team.

  • Sandra Peu - Médica formada pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (2001) e Residência Médica em Psiquiatria


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Comentarios


bottom of page