• ABP

“Hipomania no pós-parto” é o tema do próximo programa ABPTV


O ABPTV da próxima terça-feira, 22 de outubro, debate o tema “Hipomania no pós-parto”.


Muito se fala sobre a depressão puerperal, ou pós-parto, mas a gestação e alterações hormonais por ela provocada também podem servir de gatilho para o desenvolvimento de outros transtornos psiquiátricos. Durante o primeiro mês após o nascimento do bebê, por exemplo, mulheres com transtorno bipolar têm alto risco de um episódio depressivo ou de mania, se comparado a outros períodos da vida.


No quadro de mania ou hipomania, a mulher pode apresentar humor eufórico ou irritável, autoestima elevada, atividade ou planejamentos aumentados com diminuição da concentração, entre outros fatores. Para falar sobre o tema, o ABPTV recebe os doutores Igor Emanuel e Joel Rennó Jr., membros da Comissão de Estudo e Pesquisa em Saúde da Mulher da ABP.


O programa ABPTV vai ao ar todas as terças-feiras, às 20h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube ou site da Associação. Participe enviando a sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo ou pelo Linha Direta, disponível no site da ABP.


Saiba mais sobre os convidados do próximo programa abaixo.

  • Dr. Igor Emanuel: médico psiquiatra, especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pela PUC-RS, Coordenador do Psicomater (Ambulatório de transtornos psiquiátricos do período perinatal) da Universidade Federal do Ceará - UFC, Coordenador do Grupo de Estudos em Saúde Mental da Mulher da UFC), Membro da International Association for Women’s Mental Health.

  • Dr. Joel Rennó Jr.: médico psiquiatra, Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher – Instituto & Departamento de Psiquiatria da USP, Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein- São Paulo, Coordenador da Comissão de Saúde Mental da Mulher da ABP.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h