• ABP

ABPTV debate financiamento da saúde mental no Brasil


No último ano, muitas foram as mudanças ocorridas nas Políticas Públicas em Saúde Mental no Brasil. Desde fevereiro de 2017, com a posse do Dr. Quirino Cordeiro, como Coordenador Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, algumas modificações têm sido feitas buscando melhorar o panorama atual e oferecer atendimento de qualidade.


Grande parte das mudanças realizadas nos últimos meses estão relacionadas a um diagnóstico realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Mental. O programa ABPTV desta segunda-feira responderá à pergunta principal de seu tema: "Como está o financiamento da saúde mental no Brasil?"


Para falar sobre o assunto, o ABPTV recebe quatro convidados ao debate: Dr. Antônio Geraldo da Silva - superintendente e diretor da ABP, Iane Kestelman - presidente da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Dr. Quirino Cordeio - coordenador Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, e a Dra. Sandra Peu - vice-presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia - APB.


Conheça os nossos convidados abaixo:

  • Dr. Antônio Geraldo da Silva: médico psiquiatra, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL, diretor e superintendente da ABP, membro do Conselho Nacional de Álcool e Drogas - CONAD, membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina - CFM, professor convidado da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

  • Iane Kestelman: psicóloga, psicanalista, presidente da Associação Brasileira de Déficit de Atenção - ABDA.

  • Dr. Quirino Cordeiro: médico psiquiatra, Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.

  • Dra. Sandra Peu: médica psiquiatra, vice-presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia – APB.

Participe você também do próximo programa ABPTV enviando sua pergunta, que pode ser respondida ao vivo. Faça a sua pergunta nos comentários ao vivo das transmissões via Facebook e Youtube, ou no Linha Direta disponível no site da ABP.


O programa ABPTV vai ao ar em todas as segundas-feiras, às 21h, com transmissão ao vivo. Você pode assistir de qualquer dispositivo - celular, tablet ou computador.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h