top of page

"Dependência química: alcoolismo" é o tema do próximo ABP TV


De acordo com dados do II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas - LENAD (2012), metade da população brasileira consome álcool de forma regular, exatamente 50%. Homens costumam beber cerca de 1,6% a mais do que as mulheres, sendo que a experimentação do álcool e o início do consumo também atinge menores de idade, em alguns casos desde os 11 anos.


Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde - OMS, cerca de 3,3 milhões de pessoas morrem no mundo como resultado do consumo nocivo do álcool. A maior parte das lesões fatais acontece em grupos etários relativamente jovens, onde cerca de 25% das mortes entre 20 e 39 anos são atribuídas ao consumo desta droga.


Na próxima segunda-feira, o programa ABP TV apresenta o tema "Dependência química: alcoolismo". Participarão do debate os psiquiatras Dr. Eduardo Bacelar, Dr. Leonardo Barbosa e Dra. Célia Vitor, que responderão às perguntas dos internautas sobre o assunto.


O programa ABP TV vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h, ao vivo, com transmissão pelo Facebook da ABP, Canal da ABPTV no Youtube e pelo site da Associação. Não perca!


Conheça os nossos convidados abaixo:

  • Dra. Célia Vitor: Psiquiatra. Título de Especialista pela ABP/AMB. Residência em Psiquiatria pelo HU da UFJF-MG. Especialista em Dependência Química e Outros Transtornos Compulsivos pela UNESA-RJ . Mestre em Neurociências pela FMCS/UnB .Preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do HUB/UnB e HSVP .Professora Colaboradora de Psiquiatria do Laboratório de Psiquiatria da FM/UnB. Médica Assistente do Serviço de Estudos e Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas SEAD/HUB/UNB.

  • Dr. Eduardo Bacelar: Médico pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, Psiquiatra pela PUC-RS/ABP. Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Mestrado pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Coordenador do Centro Terapêutico Villa Vita. Presidente do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará(NUPEC).

  • Dr. Leonardo Barbosa: Médico, Residência em Psiquiatria pela fundação Universitária Mário Martins, Especialista em Dependência Química pela Escola Paulista de Medicina - EPM da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

bottom of page