• ABP

"Abordagem e manejo da esquizofrenia" é o tema do próximo ABPTV


A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico grave que atinge cerca de 1% de toda a população mundial, aproximadamente 7 milhões de pessoas. É um transtorno que acomete pessoas precocemente com relação à idade, levando a alterações graves do comportamento, do afeto e da vontade.


Quando não tratada, traz inúmeros prejuízos aos pacientes e familiares. A esquizofrenia é, provavelmente, a doença mais estudada em psiquiatria. Apesar do grande número de publicações científicas e de importantes avanços alcançados, esse transtorno ainda desafia e fascina pesquisadores e clínicos.


Para falar sobre este transtorno, o programa ABPTV apresenta o tema "Abordagem e manejo da esquizofrenia". Participarão do próximo debate os doutores Alfredo Minervino, Ary Gadelha e Hélio Elkis. Conheça-os melhor abaixo:


- Dr. Ary Gadelha: médico psiquiatra, coordenador do Programa de Esquizofrenia da Escola Paulista da Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP. Vice-Presidente da Associação Brasileira da Neurociências Clínicas (ABRANEC).


- Dr. Hélio Elkis: médico psiquiatra, Livre-Docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, fundador e Coordenador do Projesq- Programa de Esquizofrenia do Instituto de Psiquiatria da FMUSP- Membro do International Psychopharmacology Algorithm Project -IPAP) (www.ipap.org).


O ABPTV é transmitido ao vivo todas as terças-feiras, às 20h30, pelo site da Associação, página da ABP no Facebook ou Canal ABPTV no Youtube. Participe enviando a sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo.


Não perca!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h