• ABP

"Síndrome de Down: qual é o papel do psiquiatra?" é o tema do ABP TV


A Síndrome de Down é uma ocorrência genética que representa a trissomia do cromossomo 21. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, um em cada 700 nascimentos é de uma criança com a síndrome, totalizando 270 mil brasileiros vivendo com esta condição. Embora não seja uma doença, a Síndrome de Down está associada a algumas questões de saúde, como problemas respiratórios, cardiovasculares e, também, psiquiátricos.


No dia 22 de março, o ABP TV vai abordar as preocupações com a saúde mental de pessoas com Síndrome de Down. Quais são as doenças mentais mais comuns? Como elas se desenvolvem em indivíduos como a síndrome? Qual é o papel do psiquiatra? Essas e outras perguntas serão respondidas pelas médicas psiquiatras:


  • Dra. Ana Christina Mageste: médica psiquiatra, membro do Departamento da Infância e da Adolescência da ABP, Psiquiatra da Infância e da Adolescência pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da Comissão de Defesa do Paciente da AMO, membro do Conselho Consultivo da Federação Latino Americana de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.

  • Dra. Andrezza Brito Silva: médica psiquiatra, com Título de Especialista em Psiquiatria Forense e Título de Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela ABP.


O ABP TV é ao vivo às 20h30 e é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.