• ABP

"Comportamento suicida nas emergências" é o tema do próximo ABPTV


A porta de entrada do paciente em risco de suicida no serviço de saúde pode ser variada e as emergências psiquiátricas podem fazer parte deste cenário. Sejam elas em hospitais gerais ou psiquiátricos, os profissionais de saúde da unidade precisam estar capacitados para detectar e lidar estas pessoas, também como forma de prevenção.


As emergências psiquiátricas são consideradas complicações dos transtornos mentais e a tentativa de suicídio está incluída neste grupo. Em casos de óbito por suicídio, 96,8% estavam relacionados a doenças psiquiátricas não diagnosticadas ou não tratadas.

Na próxima terça-feira, 18 de junho, o ABPTV debate o tema "Comportamento suicida nas emergências". Participarão do programa os doutores Alexandrina Meleiro e Lucas Alves, que responderão às perguntas dos internautas. Conheça-os melhor abaixo:


  • Dra. Alexandrina Meleiro: médica psiquiatra, Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, onde também leciona, membro da Comissão de Estudos e Prevenção ao Suicídio da ABP.

  • Dr. Lucas Alves: médico psiquiatra, Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Juliano Moreira, Preceptor do Internato em Psiquiatria na Universidade Salvador, membro da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.


Participe você também do ABPTV enviando a sua pergunta nos comentários ao vivo das transmissões da Página do Facebook da ABP, Canal do ABPTV no Youtube ou Linha Direta no site da Associação.


Não perca!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h