top of page
  • ABP

PEC: Pósvenção/Atendimento aos Familiares e Profissionais Enlutados por Suicídio


Está disponível mais uma aula do Programa de Educação Continuada (PEC) da ABP. Nesta aula, a Dra. Alexandrina Meleiro, médica psiquiatra, Coordenadora da Comissão de Estudo e Prevenção de Suicídio da ABP e Membro da Comissão de Atenção à Saúde Mental do Médico da ABP, fala sobre "Pósvenção/Atendimento aos Familiares e Profissionais Enlutados por Suicídio".


O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio. Os processos sociais para as pessoas que ficam, como familiares, amigos, colegas de trabalho e estudo geralmente são dolorosos, pois além do luto, envolvem questões como estigma, busca incessante dos motivos pelos quais levaram um ente querido a tirar a própria vida, julgamento e podem levar até a consequências graves como abuso do uso de substâncias.


O atendimento a pessoa enlutada por suicídio também é chamado de pósvenção. A pósvenção é o conjunto de ações e serviços para promoção do cuidado prestado aos sobreviventes enlutados por um suicídio, para evitar que novas tentativas aconteçam no mesmo núcleo familiar ou escolar.


"Para maximizar a eficácia do aconselhamento do luto, o profissional deve levar em consideração as dificuldades sociais e da família que possam existir e ser enfrentadas", explica a Dra. Alexandrina.


A Dra. Alexandrina ressalta a importância de cuidar das pessoas enlutadas: "É importante o atendimento especializado às pessoas que enfrentam perda pela morte por suicídio, diminuir o estigma, principalmente em escolas e empresas, acompanhamento e tratamento do luto complicado e promoção de redes de conectividade entre pessoas que passam pela experiência do luto por suicídio."


Sobre o PEC

O Programa de Educação Continuada (PEC) é um benefício gratuito aos associados quites da ABP. As aulas e cursos de atualização ficam disponíveis na plataforma por 24 horas para assistir em qualquer dispositivo: celular, computador ou tablet. Cada uma das aulas concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP.

Acesse o site www.pec-abp.org.br e confira todas as aulas preparadas com o objetivo de atualização científica de fácil acesso. O PEC/ABP é gratuito para os associados quites! Fique em dia com a sua Associação. Mais informações em www.abp.org.br/anuidade.


Comments


bottom of page