top of page
  • ABP

PEC: "Transtorno Obsessivo Compulsivo", com a Dra. Kátia Petribu



Associado, mais uma aula excepcional do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP, está disponível especialmente para você!


Nesta quinzena trazemos a aula "Transtorno Obsessivo Compulsivo", ministrada pela Dra. Kátia Petribu, Professora Associada de Psiquiatria da Universidade de Pernambuco e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.


Ao início de sua aula, a professora explica que vai focar a sua aula na questão da prevalência do transtorno. "Nós sabemos que o TOC é o quarto transtorno psiquiátrico mais frequente em estudos epidemiológicos, acomete 2% a 3% da população e tem um curso crônico, na maioria das vezes, subdiagnosticado. Portanto, os nossos pacientes não recebem o tratamento adequado", afirma a Profa. Dra. Kátia Petribu.


A doutora continua mencionando um estudo publicado no Brazilian Journal of Psychiatry - BJP em 2008, conduzido pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo, realizado com 1001 pacientes brasileiros. "Nesse banco de dados, 52% dos pacientes levavam mais de 16 anos entre o início dos sintomas e o diagnóstico da doença. Em média, esses pacientes iniciavam seus sintomas dos 13 para os 14 anos, com o primeiro tratamento feito aos 29 para 30 anos de idade", salienta.


O PEC é mais um benefício exclusivo dos associados da ABP e está disponível 24 horas para assistir em qualquer dispositivo - celular, computador ou tablet. Acesse o site www.pec-abp.org.br e confira esta e muitas outras aulas preparadas com o objetivo de atualização científica de fácil acesso. Cada uma das aulas concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP.


Assista à aula "Transtorno Obsessivo Compulsivo", com a Dra. Kátia Petribu!


* Se você não está em dia com a sua associação, regularize a sua situação aqui.


bottom of page