top of page
  • Foto do escritorABP

Aula 01 do PEC/ABP: "Ansiedade e Covid-19", com o Dr. Antônio Nardi.


A primeira aula do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP já está disponível! Nesta primeira semana, o Prof. Dr. Antônio Egídio Nardi aborda o tema "Ansiedade e Covid-19".


Após 10 meses de pandemia causada pelo novo coronavírus, o impacto na saúde mental da população deve ser considerado. Nos mais diversos cenários, pacientes que já estavam estabilizados poderão ter agravamento da sua condição, pessoas que nunca tiveram nenhum tipo de sintoma podem apresentar patologias psiquiátricas e, ainda, indivíduos que já haviam recebido alta podem ter recidiva de seus sintomas. O Brasil é o país com o maior número de casos de transtorno de ansiedade em todo o mundo, mais de 18,6 milhões de pessoas, o que representa 9,3% da população nacional.


Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Dr. Antônio Nardi também é membro da Academia Nacional de Medicina, fundador e coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Em sua aula, o psiquiatra explica que a ansiedade é um tema que, sem dúvida, afeta a todos.


"Todos tivemos o nosso nível de ansiedade aumentado devido à pandemia e, em parte, é isso que eu irei apresentar durante a aula, assim como os casos mais graves e preocupantes, onde essa ansiedade natural adaptativa ultrapassou a linha divisória e começa a prejudicar a pessoa, abrindo uma porta para vários transtornos mentais", afirma o professor.


Saiba mais sobre o tema na aula "Ansiedade e Covid-19" do PEC/ABP! Cada uma das aulas concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria e pode ser assistida 24 horas, em qualquer dispositivo - celular, tablet ou computador.


bottom of page