top of page

Orgulho de Ser Psiquiatra: conheça o Dr. Júlio Afrânio Peixoto


Em 2019, a campanha Orgulho de Ser Psiquiatra homenageia os grandes nomes da especialidade. Conheça hoje o trabalho do Dr. Júlio Afrânio Peixoto.


Nascido em 1876 na cidade baiana de Lençóis, o Dr. Júlio Afrânio Peixoto graduou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1897 com a tese "Epilepsia e crime". Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde lecionou aulas de Higiene na Faculdade Nacional de Medicina e aulas de Medicina Legal na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.


Médico legista, político, professor, romancista e historiador literário, Dr. Afrânio Peixoto foi convidado a atuar como médico do Hospital Nacional de Alienados e logo se tornou braço direito do Acadêmico Juliano Moreira. Sua tese "Epilepsia e Crime" revolucionou os estudos da psiquiatria forense.


É de sua autoria grande parte das obras científicas de cunho médico-legal publicadas no Brasil ao início do século XX. Foi um grande combatente do alcoolismo, sobretudo em sua atuação no Hospital dos Alienados, onde desempenhava um amplo trabalho em prol da saúde mental.


O Dr. Júlio Afrânio Peixoto foi Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e também Membro da Academia Brasileira de Letras, onde sucedeu Euclides da Cunha na cadeira de número 7.


Saiba mais sobre a história de alguns dos grandes psiquiatras brasileiros acompanhando a série Orgulho de Ser Psiquiatra 2019.


Na semana passada, o homenageado foi o Dr. Juliano Moreira - clique aqui e leia o texto na íntegra.

bottom of page