top of page

Orgulho de Ser Psiquiatra: conheça o Dr. José Leme Lopes


Na última semana do Orgulho de Ser Psiquiatra de 2019 temos o prazer de homenagear o primeiro presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, José Lemes Lopes. Nascido no Rio de Janeiro em outubro de 1904, Dr. Leme Lopes, como era mais conhecido obteve grande reconhecimento nacional e internacional e foi um renomado professor de psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Formado em Medicina na UFRJ em 1926, foi diretor do IPUB e durante seus mandatos a instituição atingiu seu ápice tornando-se o local sagrado da psiquiatria nacional. Entre tantos cargos também estava o de presidente da Academia Nacional de Medicina.

É detentor da honraria de ser o único autor brasileiro de ter a capa original de sua tese reproduzida no Compêndio de Kaplan & Sadock, o livro de referência mais importante na área de psiquiatria.


Em um texto escrito pelo psiquiatra pernambucano Othon Bastos em sua homenagem anos após o seu falecimento é descrito a sua preocupação com a atualização científica mesmo depois de se tornar um grande nome da especialidade "Era obrigatória sua presença em todos os congressos, simpósios e encontros da especialidade, dentro e fora do país".


O psiquiatra Leme Lopes faleceu em 1990, mas o seu legado está cada vez mais vivo até hoje e será lembrado para posteridade por tantas adições relacionadas à psiquiatria.


Conheça os outros nomes já homenageados no Orgulho de Ser Psiquiatra clicando aqui.

bottom of page