• ABP

Veja como foi a XIV Jornada Sudeste de Psiquiatria, no Rio de Janeiro


Realizada nos dias 17 e 18 de agosto, a XIV Jornada Sudeste de Psiquiatria recebeu dezenas de psiquiatras e profissionais da área de saúde mental no Rio de Janeiro, reunidos a fim de continuar sua atualização científica de qualidade. O evento foi realizado no auditório da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.


Grandes nomes da psiquiatria nacional estiveram presentes para participar da programação científica do evento, como os doutores João Romildo Bueno, Itiro Shirakawa, Valentim Gentil, Talvane de Moraes, entre outros. Os temas selecionados para as atividades, divididas entre conferências e mesas redondas, abordaram assuntos primordiais para a prática clínica do psiquiatra: dependência química, suicídio, relação entre transtornos mentais e trabalho, doenças psiquiátricas no idoso, esquizofrenia e mais.


Dr. Antônio Geraldo da Silva, que palestrou na conferência de abertura, falou sobre o adoecimento mental relacionado ao trabalho e destacou a importância dos eventos regionais para o psiquiatra. "As Jornadas Regionais da ABP são excelentes oportunidades para o psiquiatra se atualizar cientificamente com os nomes mais importantes da especialidade em sua região. Apesar dos eventos serem abertos para todo o país, a iniciativa regional debate a atuação clínica e científica, servindo como ponto de encontro para discussões relacionadas à especialidade e suas particularidades daquela localidade".


Homenagem ao Dr. João Romildo Bueno


Com cinco décadas de atuação na psiquiatria, o Dr. João Romildo Bueno foi homenageado durante a XIV Jornada ABP Sudeste de Psiquiatria. O psiquiatra foi o responsável pelo início dos estudos em psicofarmacologia no país após o estudo da área na Inglaterra e período de trabalho em Chicago (EUA).


A presidente da APERJ e diretora da ABP, Dra. Fátima Vasconcellos, ressaltou a importância do Dr. Romildo para a psiquiatria brasileira: "a gente se sente muito honrada em ter o Romildo como uma pessoa que sempre defendeu a boa psiquiatria. Foi o responsável pela introdução da psicofarmacologia no Brasil", elogiando e parabenizando o homenageado.


Veja abaixo algumas fotos do evento.



Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h