• ABP

Estadiamento do TOC é o tema do próximo ABP TV

Atualizado: 8 de fev.


O Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como TOC, é uma grave doença mental, considerada pela Organização Mundial da Saúde como um dos transtornos existentes mais debilitantes. É comum que pessoas com certas manias falem que “têm TOC”, mas na verdade, essa doença vai muito além disso.


O próximo ABP TV vai falar sobre o tema “Estadiamento do TOC: diferentes tratamentos para diferentes gravidades”. O programa acontece ao vivo na terça-feira, 08 de fevereiro, às 20h30. Conheça nossos convidados:


  • Dr. Aristides Volpato Cordioli - associado Jubilado da ABP, Professor aposentado do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex-coordenador do Programa de Transtornos de Ansiedade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Ex-professor do Curso de pós-graduação em Medicina: Psiquiatria (Doutorado e Mestrado).
 Desenvolveu e manteve linha de pesquisa com foco na TCC em grupo para o Transtorno Obsessivo Compulsivo por mais de 10 anos que redundou no desenvolvimento de protocolo original para TCC em grupo para o TOC e publicação de mais de uma dezena de artigos em revistas internacionais sobre o assunto.


  • Dr. Leonardo Fontenelle - associado titular da ABP, Professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRJ; Coordenador do Programa de Ansiedade, Obsessões e Compulsões do Instituto de Psiquiatria da UFRJ; Pesquisador Sênior do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e Professor do Departamento de Psiquiatria da Escola de Ciências Clínicas da Monash University, Melbourne, Austrália.


O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.