top of page
Foto do escritorABP

Especial Bipomarço no ABPTV: diagnóstico do transtorno Bipolar

Atualizado: 16 de mar. de 2021


Dia 30 de março, é conhecido como o Dia Mundial do Transtorno Bipolar e a sua Associação traz o tema para debate no ABPTV. A data foi escolhida em alusão ao nascimento do pintor Vincent Van Gogh, postumamente diagnosticado como padecente do transtorno.


O TAB caracteriza-se por episódios de depressão e mania, com ou sem sintomas psicóticos. Suas crises, que atingem cerca de 3% da população mundial, podem variar de intensidade, frequência e duração. Além disso, pacientes com transtorno bipolar encontram-se no principal grupo de risco para o comportamento suicida.


A fim de chamar a atenção para o tratamento desta importante e prevalente patologia, o ABP TV realiza o Especial Bipomarço, com três programas voltados especificamente para o tema. Na próxima terça, 16, será debatido o tema "Diagnóstico do Transtorno Bipolar", com os doutores Doris Moreno e Frederico Demétrio.


Conheça-os melhor abaixo:

  • Dra. Dóris Moreno: médica psiquiatra, pesquisadora e supervisora dos residentes do Programa de Transtornos Afetivos do Departamento e Instituto de Psiquiatria HC FMUSP, Mestre e Doutora em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo.

  • Dr. Frederico Demétrio: médico psiquiatra, Doutor em Medicina pela FMUSP, médico assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HC-FMUSP), supervisor da Enfermaria de Ansiedade e Depressão (EAND) e do GRUDA - Grupo de Estudos de Doenças Afetivas, ambos do IPq-HC-FMUSP.​

  • Dr. Rodrigo Delfino: médico psiquiatra, supervisor do Programa de Transtornos de Humor da Universidade Federal de São Paulo - PRODAF/UNIFESP, psiquiatra colaborador e pesquisador da Clínica de Cetamina da UNIFESP, especialização em Psiquiatria Clínica de Alta Complexidade pela UNIFESP.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo, toda terça-feira, pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page