top of page
  • Foto do escritorABP

Especial Bipomarço: estigma e transtorno bipolar no ABP TV


O dia 30 de março é marcado como o Dia Mundial do Transtorno Bipolar e tem o objetivo de chamar atenção para o transtorno, combater o estigma e levar informações sobre ele à sociedade. A data foi escolhida em alusão ao aniversário do pintor Vincent Van Gogh, postumamente diagnosticado como paciente.


O TAB caracteriza-se por episódios de depressão e mania, com ou sem sintomas psicóticos. Suas crises, que atingem cerca de 3% da população mundial, podem variar de intensidade, frequência e duração. Além disso, pacientes com transtorno bipolar encontram-se no principal grupo de risco para o comportamento suicida.


Visando abordar informações importantes a respeito do transtorno bipolar, o tema do ABP TV da próxima terça-feira, 28 de março, será "Especial Bipomarço: estigma e transtorno bipolar". O programa será ao vivo, às 20h30, com a participação dos médicos psiquiatras:


  • Dr. Beny Lafer: médico psiquiatra associado da ABP. Professor Associado e Livre Docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenador do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.

  • Dra. Izabela Guimarães Barbosa: Psiquiatra, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado e Doutorado em Neurociências da UFMG com tema relativo a Transtorno Bipolar. Coordenadora do Ambulatório de Transtorno Bipolar do Hospital das Clínicas da UFMG. Participante do Projeto Internacional GAGE-BD. Associada da ABP.

  • Dr. Leandro Boson Gambogi: Psiquiatra e psicogeriatra titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mestre em Neurociências pela UFMG, membro do Grupo de Pesquisa em Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade Medicina da UFMG, coordenador do Ambulatório de Psicogeriatria do Hospital Odilon Behrens (HOB).

Acompanhe o programa ao vivo pelo Facebook da ABP, o canal da ABP TV no YouTube, pelo nosso Instagram @abpbrasil ou pelo nosso site oficial. Para enviar perguntas, utilize o espaço para comentários ou envie diretamente para nosso e-mail clicando aqui. Esperamos você!


Comments


bottom of page