top of page
  • ABP

"Diretrizes para o tratamento do comportamento suicida" é o tema do próximo ABPTV


A Associação Brasileira de Psiquiatria lançou, em 2020, o primeiro conjunto de diretrizes específicas para o tratamento do comportamento e da ideação suicida no Brasil. O documento foi elaborado pela Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP e apresenta definições, fatores de risco e proteção, avaliações e uma introdução a um Plano de Segurança, todos baseados em evidências científicas.


Nesta semana, o programa ABPTV debate as principais orientações apresentadas pelo documento no tema "Diretrizes para o tratamento do comportamento suicida". Confira os participantes abaixo:


  • Dr. Alexandre Paim: Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurologia Clínica e Experimental (NUPNEC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela UFSC. Pós-doutorado na Columbia University College of Physicians and Surgeons Department of Psychiatry e no New York State Psychiatric Institute, New York, NY, EUA.

  • Dr. Antônio Geraldo da Silva - médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.

  • Dr. Leonardo Baldaçara - médico psiquiatra, professor da Universidade Federal do Tocantins e Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Diretor Regional Centro-oeste e Coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP,Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicandoaqui.

Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page