top of page
  • ABP

"Diretrizes para o tratamento do comportamento suicida" é o tema do próximo ABPTV


A Associação Brasileira de Psiquiatria lançou, em 2020, o primeiro conjunto de diretrizes específicas para o tratamento do comportamento e da ideação suicida no Brasil. O documento foi elaborado pela Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP e apresenta definições, fatores de risco e proteção, avaliações e uma introdução a um Plano de Segurança, todos baseados em evidências científicas.


Nesta semana, o programa ABPTV debate as principais orientações apresentadas pelo documento no tema "Diretrizes para o tratamento do comportamento suicida". Confira os participantes abaixo:


  • Dr. Alexandre Paim: Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurologia Clínica e Experimental (NUPNEC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela UFSC. Pós-doutorado na Columbia University College of Physicians and Surgeons Department of Psychiatry e no New York State Psychiatric Institute, New York, NY, EUA.

  • Dr. Antônio Geraldo da Silva - médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.

  • Dr. Leonardo Baldaçara - médico psiquiatra, professor da Universidade Federal do Tocantins e Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Diretor Regional Centro-oeste e Coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP,Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicandoaqui.

bottom of page