• ABP

Aula 08 do PEC/ABP discute avaliação e tratamento de pacientes alcoolistas


Nesta semana, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP divulga a sua aula 08 de 2019 do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP. O próximo módulo é composto por duas partes, ministradas pelos doutores Osvaldo Luiz Saide e Ruy Palhano.


A aula "Avaliação Inicial de Pacientes Alcoolistas" foi ministrada pelo Dr. Osvaldo Luiz Saide, Livre Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, instituição pela qual é Mestre em Saúde Coletiva.


Sobre sua participação no Programa, o Dr. Saide declara, ao início de sua aula: "Pra mim é uma honra estar no PEC/ABP. Vamos falar de um assunto que tem muito interesse em termos de saúde pública. Propomos um ambulatório para pacientes que têm problema com álcool em hospital geral. Nós consideramos que isso dá bons resultados, é muito interessante porque desmistifica essa ideia de que a psiquiatria deve ficar longe da medicina como um todo. Assim nós fazemos no Hospital Pedro Ernesto".


A segunda parte da aula, com o tema "Segmento de alcoolistas no pós-alta hospitalar", é ministrada pelo Dr. Ruy Palhano. Professor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, é especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.


"Gostaria de agradecer o convite do PEC, é uma honra muito grande poder participar dessa seleção magnífica de aulas que fazem parte desse acervo. Quero também sinalizar que esse tema que nós iremos tratar é ma extremamente importante não só pelo impacto epidemiológico que o consumo de álcool e todas as consequências que ele traz para a população brasileira e para todo o mundo, mas quanto à necessidade de se repensar o modelo de atendimento mais efetivo, mais focalizado, mais personalizado, no sentido do tratamento e da recuperação de uma infinidade de pacientes com transtornos de dependência do álcool", destaca o Dr. Palhano.


Cada conteúdo do programa concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP e pode ser assistido de qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador.


Acesse o site do PEC/ABP e assista às aulas!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h