top of page
  • Foto do escritorABP

"Alzheimer: o que temos de novo sobre a doença?" é o tema do ABP TV


A doença de Alzheimer foi descrita pela primeira vez no início do século XX pelo neurologista alemão Alois Alzheimer e é caracterizada pela deterioração das funções cerebrais, principalmente pela perda de memória, dificuldade de comunicação e falta da habilidade de cuidar de si próprio.


Mais de cem anos depois, a doença é uma das demências mais comuns do mundo e atinge cerca de 2 milhões de idosos só no Brasil. Embora suas causas ainda não sejam totalmente conhecidas, o tratamento pode mitigar os sintomas da doença de Alzheimer e fornecer ao paciente mais dignidade.


Na próxima terça-feira, 02 de agosto, o ABP TV vai abordar o tema "Alzheimer: o que temos de novo sobre a doença?". Participam os médicos psiquiatras:


  • Dra. Fernanda Burle - associada efetiva da ABP, Mestranda em neurociências e Psicogeriatra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Psiquiatra pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2018). Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (2014).

  • Dra. Maria Alice Toledo - Especialista em Psiquiatria pela ABP, especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria, Professora adjunta da Universidade de Brasília, Doutorado em ciências médicas.

  • Dr. Rafael Brandes Lourenço - médico psiquiatra associado titular da ABP, psicogeriatra e médico do sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisador em Ressonância Funcional em Doença de Alzheimer na UNICAMP, coordenador do ambulatório de psicogeriatria da Faculdade de Medicina do ABC e coordenador da enfermaria de psiquiatria do Hospital Estadual Mário Covas (Santo André).

O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABP TV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


bottom of page