• ABP

ABPTV debate "Dependência de álcool e drogas nas emergências"


O transtorno por uso de substâncias atinge, atualmente, 29 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados do Relatório Mundial sobre Doenças de 2016. Segundo a Organização Panamericana de Saúde - OPAS, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso nocivo de álcool, o que representa 5,3% de todas as mortes.


As emergências psiquiátricas representam entre 10% e 30% dos casos das ocorrências em emergências gerais, onde também estão inseridos relacionados a dependência de álcool e drogas. Para falar sobre "Dependência de álcool e drogas nas emergências", o programa ABPTV desta semana recebe os doutores Cintia Périco, Flávia Ismael e Roberto Mendes.


Saiba mais sobre a relação entre a dependência e as emergências psiquiátricas nesta terça-feira, 14 de maio, às 20h30. O ABPTV tem transmissão ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal do ABPTV no Youtube e pelo site da Associação.


Participe enviando a sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo e pelo Linha Direta no site da ABP. Conheça os nossos convidados abaixo:


- Dra. Cintia Périco: médica psiquiatra, Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, Coordenadora de Saúde Mental do município de São Bernardo do Campo - SP.


- Dra. Flávia Ismael: médica psiquiatra, Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, coordenadora de Saúde Mental do município de São Caetano do Sul - SP.


- Dr. Roberto Mendes: médico psiquiatra,Título de Especialista em Psiquiatria pela AMB/ABP, Especialização em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB)

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h