top of page
  • Foto do escritorABP

"Violência doméstica em tempos de Covid-19" é o tema do próximo ABPTV


Durante a pandemia de Covid-19, a principal orientação das autoridades de saúde do Brasil e do mundo é a mesma: todos devem ficar em casa e distanciar-se socialmente uns dos outros. Entretanto, para uma parcela significativa da população, ficar em casa é fator de risco para o aumento da violência doméstica, como alerta a Organização das Nações Unidas - ONU.


Segundo a Organização, um terço das mulheres em todo o mundo já experimentou alguma forma de violência em suas vidas, mesmo fora do período da pandemia. Atualmente, em países como Itália e China, os números de casos de violência doméstica triplicaram, já que as mulheres são obrigadas a conviver com os agressores dentro de casa durante o distanciamento social. De acordo com estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, somente na cidade de São Paulo, em comparação a março de 2019, o aumento foi de 46%.


O programa ABPTV da próxima terça-feira, 28 de abril, debate o tema "Violência doméstica em tempos de Covid-19". Participam da discussão os doutores Alcina Barros, Alexandre Valença, Antônio Geraldo da Silva e Lisieux Telles. Conheça os convidados abaixo:


  • Dra. Alcina Barros: médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP, Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, secretária do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP.

  • Dr. Alexandre Valença: médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP, Pós-Doutor em Fisiologia da Respiração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, vice-coordenador do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP.

  • Dr. Antônio Geraldo da Silva: médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP, presidente da ABP e da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL.

  • Dra. Lisieux Telles: médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP, Doutora em Medicina pela Universidad Nacional de La Plata, coordenadora do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, perfil da ABP no instagram (@abpbrasil) e pelo site da Associação. Participe enviando a sua pergunta pelos comentários da transmissão ao vivo ou pelo Linha Direta, clicando aqui.


Não perca!


bottom of page