• ABP

Violência contra a mulher é o tema do próximo ABPTV

Atualizado: Mar 2


O mês de março é considerado o mês da mulher em todo o mundo, devido ao dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher. Apesar de ser comemorado oficialmente desde 1975, após instituição da Organização das Nações Unidas - ONU, a data já era celebrada anteriormente desde o início do século XX, onde mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.


Infelizmente, a violência contra a mulher ainda é uma triste realidade em todo o globo. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH), o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios e, em 2018, foram registradas 1.206 mortes no país.


Para chamar a atenção sobre o tema, o ABPTV da próxima terça-feira, dia 03 de março, traz para o debate a "Violência contra a mulher". Participarão do tema os psiquiatras Alcina Barros, Antônio Geraldo da Silva e Vívian Day, conheça-os melhor abaixo:


  • Dra. Alcina Barros: médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela AMB.ABP e UFCSPA, doutora em Psiquiatria pela UFRGS, psicoterapeuta de orientação analítica. membro da American Academy of Psychiatry and the Law - AAPL.

  • Dr. Jerônimo Ribeiro: Médico Psiquiatra, Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atua na área de Psiquiatria com ênfase em Saúde Mental da Mulher.

  • Dra. Vívian Day: médica psiquiatra, psiquiatra forense pela ABP, coordenadora do departamento de Psiquiatria Forense da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, coordenadora de Programa do Curso de Formação em Psicoterapia do Centro de Estudos Luís Guedes, membro da SPPA.


O ABPTV é transmitido ao vivo todas terça-feira, ao vivo, pela página da ABP no Facebook, Canal ABPTV no Youtube ou pelo site da Associação. Participe enviando a sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo ou pelo Linha Direta no site da ABP.


Não perca o debate sobre "Violência contra a mulher"!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h