• ABP

Uso de psicotrópicos na gravidez é tema do próximo ABPTV


Os transtornos psiquiátricos podem causar uma série de riscos para a mulher gestante e para o seu bebê. A gravidez, mesmo quando planejada, constitui uma situação complexa para o médico psiquiatra e a paciente, uma vez que as doenças mentais não deixam de existir neste período.


Na maioria dos quadros psiquiátricos, o uso de psicotrópicos é a melhor alternativa terapêutica para que o paciente recupere a sua qualidade de vida. Mas quais os principais cuidados que devem ser tomados em relação às pacientes gestantes?


Para responder a essa e outras perguntas, o programa ABPTV da próxima terça-feira, 02 de fevereiro, recebe os doutores Christiane Ribeiro, Igor Emanuel e Jerônimo Mendes-Ribeiro, membros da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da ABP, para falar sobre o tema "Uso de medicamentos psicotrópicos na gravidez".


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Conheça melhor os convidados abaixo:

  • Dra. Christiane Ribeiro: médica psiquiatra, Mestre em Medicina Molecular pela UFMG, na área de Depressão Pós-Parto, membro da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da ABP, professora do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

  • Dr. Igor Emmanuel: médico psiquiatra, Psiquiatra da Maternidade Escola Assis Chateaubriand na Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenador do Psicomater (Serviço de saúde mental perinatal da UFC); Membro da Comissão de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Mulher da ABP.

  • Dr. Jerônimo Mendes-Ribeiro: médico psiquiatra, Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Membro da Comissão de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Mulher da ABP.