• ABP

ABPTV - Uso da eletroconvulsoterapia

Atualizado: Fev 23


A eletroconvulsoterapia, conhecida também como ECT, é um procedimento utilizado na psiquiatria que ajuda a regular a liberação dos neurotransmissores responsáveis pela transmissão de impulsos de informações de um neurônio para o outro. Seu resultado químico é muito similar ao proporcionado pelos antidepressivos, porém com resultados muito mais rápidos e efetividade muito maior.


A ECT é uma alternativa segura, que é feita em hospitais, com o paciente sedado e a presença de uma equipe multidisciplinar.


Quando a eletroconvulsoterapia é indicada? Existe alguma contra indicação? A eletroconvulsoterapia pode ser feita em qualquer faixa etária? Estas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV da próxima terça-feira, dia 23 de fevereiro.


Conheça abaixo os participantes:


  • Dr. Alfredo Minervino: médico psiquiatra, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chefe da Residência em Psiquiatria da UFPB, membro das Câmaras Técnicas de Bioética e Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

  • Dr. Carlos Eduardo Rosa: médico psiquiatra, especialista em Clínica Médica e Medicina Interna, Psiquiatra e Psicoterapeuta, Doutor em Ciências Médicas em Investigações Clínicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

  • Dra. Mercedes Alves: Especialista em Psiquiatria pela AMB e ABP. Professora Assistente de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1976/2006). Secretária da Associação Brasileira de Estimulação Cerebral

  • Dr. Moacyr Rosa: Médico psiquiatra, com mestrado e doutorado pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Columbia. Pesquisador da UNIFESP e diretor do IPAN (Instituto de Psiquiatria Avançada e Neuroestimulação)


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP,Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h