A eletroconvulsoterapia, conhecida também como ECT, é um procedimento utilizado na psiquiatria que ajuda a regular a liberação dos neurotransmissores responsáveis pela transmissão de impulsos de informações de um neurônio para o outro. Seu resultado químico é muito similar ao proporcionado pelos antidepressivos, porém com resultados muito mais rápidos e efetividade muito maior.
A ECT é uma alternativa segura, que é feita em hospitais, com o paciente sedado e a presença de uma equipe multidisciplinar.
Quando a eletroconvulsoterapia é indicada? Existe alguma contra indicação? A eletroconvulsoterapia pode ser feita em qualquer faixa etária? Estas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV da próxima terça-feira, dia 23 de fevereiro.
Conheça abaixo os participantes:
Dr. Alfredo Minervino: médico psiquiatra, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chefe da Residência em Psiquiatria da UFPB, membro das Câmaras Técnicas de Bioética e Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).
Dr. Carlos Eduardo Rosa: médico psiquiatra, especialista em Clínica Médica e Medicina Interna, Psiquiatra e Psicoterapeuta, Doutor em Ciências Médicas em Investigações Clínicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Dra. Mercedes Alves: Especialista em Psiquiatria pela AMB e ABP. Professora Assistente de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1976/2006). Secretária da Associação Brasileira de Estimulação Cerebral
Dr. Moacyr Rosa: Médico psiquiatra, com mestrado e doutorado pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Columbia. Pesquisador da UNIFESP e diretor do IPAN (Instituto de Psiquiatria Avançada e Neuroestimulação)
O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP,Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP.
コメント