top of page
  • Foto do escritorABP

ABPTV debate o uso de álcool e seus riscos no próximo programa


O consumo de álcool acompanha a história da própria humanidade. Atualmente, no entanto, já se sabe que seu uso pode trazer danos imediatos à saúde, como também consequências graves a médio e longo prazo.


Em 2019, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que mais da metade da população brasileira, de 12 a 65 anos, declarou ter consumido bebida alcoólica alguma vez na vida. O documento também apontou que 46 milhões de brasileiros consumiram ao menos uma dose de álcool nos 30 dias anteriores à pesquisa e que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas apresentaram critérios para dependência de álcool nos últimos 12 meses (dados da Agência Brasil).


Apesar de muito se falar sobre o abuso de álcool, quais são os principais riscos do seu consumo, mesmo que em pequenas quantidades? Para falar do tema "Uso de álcool e seus riscos", o ABPTV do dia 26 de janeiro recebe os doutores Angelo Campana, Carla Bicca e Frederico Garcia, que responderão às perguntas do público sobre o tema.


Conheça-os melhor abaixo:

  • Dr. Angelo Campana: médico psiquiatra, especialista em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ex-presidente, fundador e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead);

  • Dra. Carla Bicca: médica psiquiatra, especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Terapeuta Cognitiva pelo Beck Institute, Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vice-coordenadora da Comissão de Dependência Química da ABP.

  • Dr. Frederico Garcia: médico psiquiatra, professor associado no Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da UFMG.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


bottom of page