• ABP

ABPTV debate transtornos fóbico-ansiosos


Os transtornos fóbico-ansiosos são um conjunto de transtornos nos quais uma ansiedade é desencadeada exclusiva ou essencialmente por situações e/ou objetos que representem perigo real ou não, são suportados com sofrimento e/ou evitados.


Estão presentes neste grupo agorafobia, fobias sociais, fobias específicas. Entre os principais sintomas estão desconforto a uma sensação de pavor, podem causar tonturas, sensação de desmaio, palpitações, tremores, suor, mãos frias, entre outros.


Como fazer o diagnóstico diferencial entre estes transtornos de ansiedade? Qual o melhor tratamento para cada quadro? Estas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV da próxima terça-feira, dia 17 de novembro, pelos doutores Antônio Egídio Nardi, Leandro Ciulla e Márcio Bernik.


Conheça melhor os participantes abaixo:


  • Dr. Antônio Egídio Nardi: Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina – Instituto de Psiquiatria – da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Laboratório de Pânico e Respiração e do Ambulatório de Depressão Resistente do Instituto de Psiquiatria – Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Dr. Leandro Ciulla: Preceptor de Residência Médica em Psiquiatria e do Ambulatório de Neuropsiquiatria Geriátrica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Professor Titular do Curso de Especialização em Psiquiatria Cyro Martins.

  • Dr. Márcio Bernik: Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo, médico assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP,Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h