• ABP

ABPTV: "Transtorno disfórico pré-menstrual", com Dr. Joel Rennó Jr. e Dr. Amaury Cantilino


O programa ABPTV da próxima segunda-feira, 05 de novembro, discute o tema Transtorno Disfórico Pré-menstrual - TDPM. Forma grave da síndrome pré-menstrual, é caracterizado por inúmeros sintomas emocionais e alterações comportamentais, com manifestações cíclicas em associação com o período pré-menstrual.


Em seus sintomas, causa mudanças extremas de humor, que afetam relações sociais de trabalho e pessoais. As manifestações do Transtorno Disfórico Pré-menstrual incluem extrema tristeza, desânimo, irritabilidade ou raiva, além dos sintomas comuns da síndrome pré-menstrual, como sensibilidade e inchaço nas mamas.


Para falar sobre o tema, o ABPTV recebe os psiquiatras Amaury Cantilino e Joel Rennnó, membros da Comissão de Estudo e Pesquisa em Saúde Mental da Mulher. Saiba mais sobre os nosso convidados abaixo:


- Dr. Amaury Cantilino: Professor Adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher da UFPE. Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFPE. Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE.


- Dr. Joel Rennó Jr.: Professor Colaborador Médico do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Doutor em Psiquiatria pela FMUSP. Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein-SP (HIAE). Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


Você pode participar do programa ABPTV enviando a sua pergunta pelo site da ABP, no Linha Direta, ou pelos comentários da transmissão ao vivo pelo Facebook e Canal ABPTV no Youtube.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h