• ABP

ABPTV debate "Dependência química: tabagismo"

Atualizado: 27 de Ago de 2018



Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. A instituição estima que cerca de 1,2 bilhão de pessoas sejam fumantes, o que representa um terço da população mundial.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, o Brasil tem prejuízo anual de R$ 56,9 bilhões com o tabagismo, dos quais R$ 39,4 bilhões relacionam-se com despesas médicas. A média de idade de consumo do primeiro cigarro é de 17 anos de idade, segundo dados do Levantamento Nacional sobre Álcool e Drogas - LENAD II.


O ABPTV da próxima semana discute o tema "Dependência químico: tabagismo", com a participação dos doutores Angelo Campana, João Maurício Castaldelli e Valdir Campos. Conheça abaixo os nossos convidados:

  • Angelo Campana: médico psiquiatra, presidente e fundador da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, Diretor do Departamento de Psiquiatria Social da Associação Psiquiátrica do Rio Grande do Sul - APRGS.

  • João Maurício Castaldelli: médico psiquiatra, professor do Departamento de Neurociência da Faculdade de Medicina do ABC, pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Álcool e Drogas e do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria da FMUSP.

  • Valdir Campos: médico psiquiatra, Especialista em Dependência Química e Doutor pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Professor Adjunto de Psiquiatria da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Docente colaborador da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, integrante da Comissão de Dependência Química da ABP.

Participe do ABPTV enviando a sua pergunta nos comentários das transmissões ao vivo pela página da ABP no Facebook, pelo Canal do ABPTV no Youtube ou pelo Linha Direta disponível no Portal da Psiquiatria. O ABPTV vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h, com transmissão ao vivo pela internet.


Não perca!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h