• ABP

ABPTV - Setembro amarelo: suicídio como emergência médica

Atualizado: 11 de Set de 2018

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no mundo, a terceira em jovens brasileiros entre 15 e 29 anos de idade. Ainda mais alarmante, vários países registram um aumento das taxas de suicídio nos últimos anos.


No Brasil, os dados também assustam, todos os anos, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e um milhão em todo o mundo. Quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.


No entanto, pessoas que manifestem pensamentos de suicídio devem ser consideradas em uma situação de emergência e encaminhadas para atendimento médico.


Vamos falar sobre Setembro amarelo: suicídio como emergência médica, no programa ABPTV da próxima segunda-feira, 10, com os médicos Antônio Geraldo da Silva, Alexandre Paim-Diaz, Roberta Grudtner e Sandra Peu. Conheça abaixo os convidados desta semana:


- Dr. Antônio Geraldo da Silva: Médico psiquiatra, Diretor tesoureiro e Superintendente técnico da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e Presidente Eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL.


- Dr. Alexandre Paim: médico psiquiatra, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurologia Clínica e Experimental (NUPNEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela UFSC, vice-coordenador da Campanha Setembro Amarelo ABP/CFM.


- Dra. Sandra Peu: médica psiquiatra, vice-presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia – APB.


- Dra. Roberta Grudtner: Médica especialista em Psiquiatria. Mestre em Ciências Médicas: do Programa de Pós - Graduação de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é médica psiquiatra, chefe da unidade de internação Mario Martins Masculina do Hospital Psiquiátrico São Pedro.


Envie a sua pergunta pelo Linha Direta disponível no site da ABP ou pelos comentários das nossas transmissões ao vivo pelo Facebook ou Youtube, no canal do ABPTV. O programa ABPTV vai ao ar em todas as segundas-feiras, às 21h.


Participe você também da Campanha Setembro Amarelo. Acesse o site oficial e saiba como contribuir na prevenção ao suicídio.



Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h