• ABP

ABPTV apresenta programa sobre a "Síndrome de Tourette" na próxima terça-feira!


A Síndrome de Tourette é um distúrbio que caracteriza-se por tiques múltiplos, que podem ser físicos como piscar os olhos, fazer caretas e até mesmo gestos obscenos, entre outros, ou vocais como gritar, gemer podendo inclusive emitir ofensas, e que geralmente se apresentam logo na infância.


As causas do aparecimento da síndrome ainda são desconhecidas, mas sabe-se que há a interferência de fatores genéticos. os tiques pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos (TOC), ao distúrbio de atenção com hiperatividade (TDAH) e a transtornos de aprendizagem.


Na próxima terça-feira, o programa ABP TV discute o tema "Síndrome de Tourette", às 20h30, ao vivo, com os doutores Eurípedes Miguel e Kátia Petribu. Participe enviando sua pergunta ou comentário nas transmissões ao vivo pelo site, Facebook da ABP ou canal do Youtube do ABPTV.


Conheça um pouco mais sobre os nossos debatedores:


Dr. Eurípedes Miguel - médico psiquiatra, Professor Titular e Chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUS, professor Associado Adjunto no Centro de Estudos da Criança da Escola de Medicina da Universidade de Yale (EUA) e no Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Duke University (EUA), fundador e coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (TOC).


Dra. Kátia Petribu - médica psiquiatra, Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, professora adjunta da Universidade de Pernambuco e médica psiquiatra da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros.


Não perca o ABPTV da próxima terça-feira, sobre "Síndrome de Tourette"!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h