• ABP

ABPTV reapresenta o programa "Depressão resistente"


O ABPTV da próxima terça-feira, 25 de fevereiro, reapresenta o programa "Depressão resistente", que foi um grande sucesso de audiência e conta com a participação dos doutores Everton Botelho e Kalil Duailibi. Reveja o ABPTV pelo site da Associação ou pela página do Facebook e Canal ABPTV no Youtube.


A depressão é uma das doenças mais incapacitantes do mundo e segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 300 milhões de pessoas sofrem da doença pelo mundo. Dentro deste número uma porcentagem de 10 a 30% não obteve melhora após a consulta e medicação, este episódio é chamado de depressão resistente.


Também conhecida como depressão refratária, estudiosos ainda não chegaram a um denominador que mostre o motivo da doença ser resistente, mas acredita-se que a metabolização dos medicamentos possam ser feitas de forma mais rápida que o comum, não dando tempo para o remédio fazer efeito; ou lenta, acumulando a droga no organismo e provocando diversos efeitos colaterais, além de outras doenças ou combinação de remédios.


Conheça mais sobre os nossos participantes:


  • Dr. Everton Botelho: docente do Programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco e Professor Titular do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco; Coordenador do Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa dos Transtornos Afetivos do Hospital das Clínicas da UFPE.

  • Dr. Kalil Duailib: professor assistente III da Universidade de Santo Amaro e professor titular do Instituto de Psiquiatria e Psicanálise da Infância e Adolescência.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h