top of page
  • Foto do escritorABP

ABPTV: "Como a psiquiatria pode auxiliar em tempos de pandemia"

Atualizado: 30 de mai. de 2020


A psiquiatria positiva é um campo de estudo focado no bem-estar humano e nas condições, forças e virtudes que permitem as pessoas prosperarem. Com isso, estabelecem práticas clínicas que procuram compreender e promover o bem-estar, tratando a psicopatologia e potenciando experiências de vida positivas.


Um dos maiores impactos da pandemia de Covid-19 está relacionado ao desenvolvimento ou agravamento de doenças mentais durante o período de isolamento social. A psiquiatria positiva pode ser usada como estratégia para lidar com os riscos à saúde mental trazidos por este momento?


Estas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV na próxima terça-feira, 02 de junho, com o tema "Como a psiquiatria pode auxiliar em tempos de pandemia". Participarão do programa os doutores Cláudio Martins, Fátima Vasconcellos e Leandro Pizutti.


Conheça abaixo os participantes da semana:


  • Cláudio Martins : médico psiquiatra, vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, presidente da Associação de Psiquiatria Cyro Martins - CCYM


  • Dra. Fátima Vasconcellos: médica psiquiatra, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Especialista em Psicoterapia e Psiquiatria Forense pela ABP/AMB, Chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro - APERJ, Diretora Tesoureira da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.


  • Dr. Leandro Pizutti: médico psiquiatra, Mestre em Ciências da Saúde (UFCSPA), Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS), Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, e em Terapia Comportamental Dialética (Instituto Linehan/ Behavioral Tech) e atua como psiquiatra e psicoterapeuta de adultos na equipe de consultoria DBT POA. Possui treinamento em Terapia Focada na Compaixão com Paul Gilbert e em Terapia de Aceitação e Compromisso com Steven Hayes. Professor Sênior de Mindfulness e Compaixão (Breathworks/UK e Respiravida/Espanha) e Coordenador da RespiraVida Breathworks Brasil.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Participe você também!


bottom of page