• ABP

"Psiquiatria positiva: bem estar e resiliência" é o tema do ABPTV


O termo psiquiatria positiva foi cunhado pelo ex-presidente da Associação Psiquiátrica Americana - APA Martin E.P. Seligman, em 1998. Ele se refere à um campo de estudo focado no bem-estar humano e nas condições, forças e virtudes que permitem que as pessoas prosperem.


O psiquiatra Leonardo Machado, o termo constitui em um olhar da psiquiatria para temas como resiliência, crescimento pós-traumático, esperança e prevenção mesmo em pessoas que têm ou tiveram transtornos mentais. Ele e o Dr. Felix Kessler são os convidados do próximo programa ABPTV, que discutirá o tema "Psiquiatria positiva: bem-estar e resiliência".


Conheça melhor os participantes abaixo:

  • Dr. Félix Kessler: médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS, Coordenador do Ambulatório de Psiquiatria de Adição do HCPA e do Núcleo de Pesquisa Clínico-Biológico do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) da UFRGS. Fez fellowship nas Universidades da Pensilvânia e Kentucky através do programa Distinguish International Scientist Collaboration Award (DISCA) do National Institute on Drug Abuse (NIDA). Editor Associado da RBP Psychiatry e Frontiers in Psychiatry.

  • Dr. Leonardo Machado: Médico psiquiatra e psicoterapeuta. Mestrado e Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela POSNEURO - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto de psiquiatria e psicologia médica do departamento de neuropsiquiatria da UFPE. Professor colaborador do Pós-graduação de Neuropsiquiatria da UFPE (POSNEURO). Coordenador do Programa de Pesquisa e Extensão Galdino Loreto (PROGad). Membro do comitê executivo do Departamento de Psiquiatria Positiva da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA).

Participe ao vivo do programa ABPTV! Envie sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo pelo Facebook e Youtube, ou pelo canal Linha Direta, disponível no site da ABP.


O programa ABPTV vai ao ar em todas as segundas-feiras, às 21h. Não perca!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h