• ABP

ABPTV: "Psiquiatria, legislação e políticas públicas"


Os últimos meses têm sido um marco na história das políticas de assistência pública em saúde mental no Brasil. Desde 2001, o panorama no país era de descaso com os pacientes psiquiátricos, que contavam com serviços sucateados para atendimento de suas necessidades patológicas.


Em dezembro de 2017, o Ministério da Saúde aprovou mudanças significativas para a assistência em saúde mental, o que trouxe a perspectiva de melhorias para a especialidade e seus pacientes no âmbito público. Mas como a psiquiatria se relaciona com a legislação e com políticas públicas? De que forma os psiquiatras podem participar ativamente da construção de leis e políticas que favoreçam os pacientes e a sociedade de modo geral?


Estas e outras questões serão respondidas no próximo programa ABP TV, com o tema "Psiquiatria, legislação e políticas públicas", que será veiculado no dia 23 de julho, às 21h. Participarão do programa os doutores Emmanuel Fortes, Paulo Repsold e Quirino Cordeiro, conheça abaixo os convidados da semana:

  • Dr. Emmanuel Fortes: médico psiquiatra, Ocupou o cargo de diretor técnico do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy, 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina - CFM.

  • Dr. Paulo Repsold: médico psiquiatra, especialista em Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais, título de especialista em Psiquiatria e Certificado de Atuação na Área Forense pela AMB/ABP.

  • Dr. Quirino Cordeiro: médico psiquiatra, Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.

Participe do ABP TV enviando sua pergunta pelo Linha Direta do Portal da Psiquiatria, ou pelos comentários das transmissões via Facebook e Youtube. Não perca!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h