• ABP

ABPTV “Setembro amarelo: profissões da saúde e suicídio”



O Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios. Mas os números, não só os brasileiros, devem ser analisados com cautela. Ainda existe um grande problema que é a subnotificação do número de suicídios. Por isso não sabemos o número real de suicídios no mundo.


A prevalência de suicídios entre médicos é duas vezes maior que na população em geral. De acordo com um levantamento publicado no American Journal of Preventive Medicine, dos Estados Unidos, agentes da lei (como policiais), médicos e soldados são as profissões que mais estão relacionadas ao suicídio.


Durante todo o mês de Setembro vamos tratar sobre suicídio e a campanha Setembro Amarelo, e para falar sobre o tema: “Setembro amarelo: profissões da saúde e suicídio” convidamos os psiquiatras:


Dr. Alexander Moreira-Almeida: Professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF. Coordenador das Seções de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria.


Dr. Everton Botelho: médico psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela Université de Paris V, Doutor em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela Universidade Livre de Bruxelas. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento e Professor Titular do Departamento de Neuropsiquiatria na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria na gestão 2014-2016.


Dr. Renan Rocha: psiquiatra do Programa de Saúde Mental da Mulher das Clínicas Integradas da UNESC, Membro da Comissão de Saúde Mental da Mulher da ABP, Pesquisador do Laboratório de Epidemiologia da UNESC.