• ABP

ABPTV “Setembro amarelo: profissões da saúde e suicídio”



O Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios. Mas os números, não só os brasileiros, devem ser analisados com cautela. Ainda existe um grande problema que é a subnotificação do número de suicídios. Por isso não sabemos o número real de suicídios no mundo.


A prevalência de suicídios entre médicos é duas vezes maior que na população em geral. De acordo com um levantamento publicado no American Journal of Preventive Medicine, dos Estados Unidos, agentes da lei (como policiais), médicos e soldados são as profissões que mais estão relacionadas ao suicídio.


Durante todo o mês de Setembro vamos tratar sobre suicídio e a campanha Setembro Amarelo, e para falar sobre o tema: “Setembro amarelo: profissões da saúde e suicídio” convidamos os psiquiatras:


Dr. Alexander Moreira-Almeida: Professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF. Coordenador das Seções de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria.


Dr. Everton Botelho: médico psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela Université de Paris V, Doutor em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela Universidade Livre de Bruxelas. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento e Professor Titular do Departamento de Neuropsiquiatria na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria na gestão 2014-2016.


Dr. Renan Rocha: psiquiatra do Programa de Saúde Mental da Mulher das Clínicas Integradas da UNESC, Membro da Comissão de Saúde Mental da Mulher da ABP, Pesquisador do Laboratório de Epidemiologia da UNESC.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h