• ABP

"Paralisia do sono" é o tema do próximo ABPTV


Incapacidade de se mover ou falar logo ao acordar ou próximo de adormecer. Assim é descrita a "Paralisia do sono", condição crônica tratada por uma das áreas de atuação da Psiquiatria, a Medicina do Sono.


Podendo afetar qualquer indivíduo, ela ocorre mais frequentemente em pacientes com distúrbios do sono, podendo vir acompanhada de alucinações e sensação de perigo iminente, por exemplo. Mas quais as principais causas e como tratar o problema?


"Paralisia do sono" é o tema do próximo ABPTV. Será transmitido ao vivo no dia 23 de abril, às 20h30, pelo site da Associação, página do Facebook ou Canal ABPTV no Youtube. Para falar sobre o assunto, o programa recebe os doutores Almir Tavares e João Guilherme Gallinaro. Conheça-os melhor abaixo:

  • Dr. Almir Tavares: Médico Psiquiatra, Doutor em Medicina / Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina - EPM da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós-Doutorados: National Institute on Aging, NIH, Bethesda, e em Psicogeriatria, Johns Hopkins, Baltimore. Professor Associado do Departamento de Saúde Mental, Faculdade de Medicina, UFMG. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG.

  • Dr. João Guilherme Gallinaro: Médico Psiquiatra com Especialização em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HCFMUSP. Colaborador do Ambulatório do Sono - Instituto de Psiquiatria da USP - IPq - HCFMUSP.

Participe você também do ABPTV: envie a sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube no Canal ABPTV, ou pelo Linha Direta disponível no site da Associação.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h