• ABP

Novembro azul e saúde mental do homem é tema do próximo ABPTV


A saúde mental masculina ainda é um grande tabu na sociedade. É necessário romper muitos preconceitos para revelar que está passando por um momento difícil e que é necessário procurar ajuda especializada. Uma das ações mais complicadas é conversar sobre os próprios sentimentos, acreditando que a exposição mostrará algum sinal de fraqueza.


Um grande problema emocional surge quando o paciente tem um diagnóstico de câncer. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer os tipos mais frequentes em homens, à exceção do câncer de pele são melanoma, são próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%).


Como quebrar todo o estigma e mostrar ao paciente que ele precisa da ajuda de um psiquiatra? Sabemos que o medo da busca por auxílio é um dos grandes fatores de risco para os homens. Como a psiquiatria pode auxiliar neste assunto?


Essas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV da próxima terça-feira, 24 de novembro, com o tema "Novembro Azul: câncer e saúde mental". Participarão do debate os doutores Cesar Weber e Cinthia Perico.


Conheça-os melhor abaixo:

  • Cesar Weber - Doutor pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Diretor Técnico do Ambulatório do CEJBF. Research Fellow King's College London - London, United Kingdom