• ABP

ABPTV: "Neuroimagem em psiquiatria", com Dr. Gilberto Alves, Dr. Pedro Pan e Dr. Ricardo Uchida


Com os avanços tecnológicos na área de diagnóstico, a neuroimagem está cada vez mais utilizada dentro da psiquiatria. Apesar de não ser aplicável a todas as situações, algumas patologias já se beneficiam dos resultados de exames de imagens realizados em pacientes, buscando auxiliar no diagnóstico diferencial entre as doenças e também na investigação do estágio de alguns quadros.


Como o psiquiatra deve interpretar o resultado de exames voltados à especialidade? De que forma selecionar tipo de exame de imagem para cada caso? Quais os pacientes que podem se beneficiar da solicitação de exames de imagem para o complemento do diagnóstico?


Essas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV da próxima terça-feira, 10 de novembro, com o tema "Neuroimagem em psiquiatria". Participarão do debate os doutores Gilberto Alves, Pedro Pan e Ricardo Uchida. Conheça-os melhor abaixo:


  • Dr. Gilberto Alves: médico psiquiatra, doutorado sanduíche em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Wolfgang Goethe de Frankfurt, Título de Especialista em Psiquiatria e Certificado de Psicogeriatria pela AMB/ABP, coordenador do departamento de Psicogeriatria da ABP.

  • Dr. Pedro Pan: médico psiquiatra; Mestre, Doutor e Pós-doutor pelo Departamento de Psiquaitria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp).

  • Prof. Dr. Ricardo Uchida: médico psiquiatra, Chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo, toda terça-feira, pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h