top of page

ABPTV debate "O impacto do luto na saúde mental"


O luto é considerado um quadro clínico, pois apresenta sintomas e sinais específicos, e possui características tanto emocionais quanto cognitivas e comportamentais. Em sua essência, apesar de apresentar como sintomas a tristeza, difere dos quadros de depressão.


Na próxima terça-feira, 04, o programa ABPTV que pretende esclarecer a importância da a relação entre o luto e a saúde mental, especialmente para aqueles que tem sua vida impactada pela ausência. O tema debatido será "O impacto do luto na saúde mental". Participarão do programa os doutores Antônio Egídio Nardi, Fátima Vasconcellos e José Paulo Fiks.


O ABPTV é transmitido ao vivo a partir das 20h30 pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube e site da Associação. Você pode participar enviando sua pergunta pelos comentários da transmissão ao vivo ou pelo Linha Direta no site da ABP.

Conheça abaixo os nossos convidados!


- Dr. Antônio Egídio Nardi: médico psiquiatra, professor Titular de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPUB/UFRJ, International Fellow of the American Psychiatric Association – APA, Editor-Chefe da Revista Brasileira de Psiquiatria – RBP, fundador e coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração do Instituto de Psiquiatria – UFRJ.


- Dra. Fátima Vasconcellos: médica psiquiatra, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Especialista em Psicoterapia e Psiquiatria Forense pela ABP/AMB, Chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro, presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro - APERJ, Diretora Secretária Adjunta da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina - CREMERJ.


- Dr. José Paulo Fiks: médico psiquiatra, psicoterapeuta, Mestre em Semiótica, Doutor em Comunicação, Pós-Doutor em Ciências da Saúde. Professor afiliado e Pesquisador do PROVE (Serviço de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-Traumático, Depto. de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM.

bottom of page