• ABP

"Fatores de risco para estresse pós-traumático" é tema do próximo ABP TV


Em 23 de junho, uma equipe de futebol e seu técnico, totalizando treze pessoas, desapareceram em uma caverna na Tailândia. O grupo ficou preso no local por quinze dias e somente foi retirado após uma operação dramática e complexa.


Nas últimas semanas, todo o mundo acompanhou a situação dos meninos e seu técnico até os últimos instantes do resgate e, a partir de agora, será necessário muito cuidado com a saúde mental do grupo. Circunstâncias como estas são determinantes para o desenvolvimento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático - TEPT, um conjunto de sinais relacionados a um distúrbio da ansiedade.


O programa ABPTV desta semana traz como tema "Fatores de risco para o estresse pós-traumático", observando o recém-ocorrido caso sob a ótica da psiquiatria. Para falar sobre o assunto, foram convidados os psiquiatras João Arnaud e José Paulo Fiks, que compartilharão suas experiências clínicas e científicas sobre o assunto.


Conheça abaixo os nossos convidados da semana:


- Dr. José Paulo Fiks: médico psiquiatra, psicoterapeuta,Mestre em Semiótica, Doutor em Comunicação, Pós-Doutor em Ciências da Saúde. Professor afiliado e Pesquisador do PROVE (Serviço de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-Traumático, Depto. de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de SãoPaulo - UNIFESP/EPM.


- Dr. João Arnaud: médico psiquiatra, Especialista em Psiquiatria com Área de atuação em Infância e Adolescência pela AMB/ABP, Preceptor da Residência em Pediatria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - HUUFMA, Docente do Internato de Medicina do HUUFMA.


O ABP TV é veiculado ao vivo às segundas-feiras, 21h, pelo Facebook da ABP, Canal da ABP TV no Youtube ou pelo site da Associação. Participe enviando sua pergunta pelo Linha Direta, no site da ABP, ou pelos comentários das transmissões nas mídias sociais!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h