• ABP

ABPTV debate espiritualidade como proteção à saúde mental durante a pandemia


A espiritualidade atua como um importante fator de proteção e de prevenção das doenças mentais. Neste momento de pandemia, esse importante aspecto da vida pode auxiliar no cuidado com a saúde mental, em conjunto com outras ações, como exercício físico regular e alimentação saudável.


Mas como a espiritualidade pode atuar de forma estratégica no momento atual, onde muitas pessoas tem a pandemia como gatilho para desenvolvimento de transtornos mentais? Qual o papel da espiritualidade na proteção à saúde mental daqueles que estão em casa ou trabalhando nos serviços essenciais?


Essas e outras perguntas serão respondidas na próxima terça-feira, 23 de junho, no ABPTV de tema "Espiritualidade como estratégia de proteção à saúde mental durante a pandemia". Participam os doutores Alexander Moreira-Almeida, Anahy Fonseca e Bruno Mosqueiro.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Conheça melhor os convidados da próxima semana:


  • Dr. Alexander Moreira-Almeida: médico psiquiatra, doutor em psiquiatria pela Universidade de São Paulo - USP, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenador das seções em Espiritualidade e Psiquiatria das Associações Mundial de Psiquiatria (WPA) e Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal), coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental da ABP.


  • Dra. Anahy Fonseca: médica psiquiatra, membro da seção de Religiosidade, Espiritualidade e Psiquiatria da WPA e da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental da ABP.


  • Dr. Bruno Paz Mosqueiro: médico psiquiatra, doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da seção de Religiosidade, Espiritualidade e Psiquiatria da WPA e vice-coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental da ABP.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h